Proposta Pedagógica
A proposta pedagógica que é o planejamento responsável por orientar as ações pedagógicas da escola, é fundamentada na filosofia sócio-interacionista. Nela são adotadas duas fontes de conhecimento fundamentais e indissociáveis que compõem a filosofia da escola: a primeira refere-se aos conceitos cotidianos, construídos a partir da observação, da manipulação e da vivência direta da criança; a segunda é aquela elaborada na sala de aula que são os conceitos científicos relacionados a eventos não diretamente acessíveis à observação ou ação imediata da criança, os quais são sistematizados e adquiridos nas interações escolarizadas.
Com isso, a visão da ESCOLA CHAPEUZINHO VERMELHO quanto ao aprendizado é a de que ele só acontece quando o conteúdo tem significado para o aluno. O significado só é gerado na medida em que o educando consegue articular as novas informações aos conhecimentos já construídos e, para que isso aconteça, a motivação é fundamental.
Portanto, a proposta da escola é a de buscar formas que possibilitem conhecimentos mais significativos – partindo do contexto do aluno – pois só assim possibilitará motivação para o aprendizado. A aprendizagem é uma experiência pessoal que acontece através da mediação do professor, dos colegas, do material de apoio, ou seja, acontece na relação com o “outro” e só será significativa quando o que está sendo estudado se transformar em experiência pessoal do aluno.
A ESCOLA CHAPEUZINHO VERMELHO, ainda tem como princípio o fato de que a família e a escola se completam, pois ambas estão preocupadas em possibilitar o desenvolvimento e aprendizado do aluno, diferenciando na metodologia e na sistematização dos conteúdos, que na escola é trabalhado de um modo formal e na família informal.